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Condomínio pós-pandemia: lições que vieram para ficar.

Presente em nossas vidas já há quase um ano e meio, a pandemia mudou a forma como encaramos uma série de questões pessoais e profissionais. Os dias de distanciamento social, mudança de hábitos de higiene, uso de máscaras faciais trouxeram também muitas transformações para o ambiente condominial, e algumas provavelmente farão parte de nosso cotidiano, mesmo após o fim desse período complicado.

Por isso, neste artigo, falaremos sobre 3 lições da pandemia que vieram para ficar na administração e na gestão condominial.

Para entender mais, continue lendo o post…

  1. Reuniões e Assembleias Virtuais

A necessidade do distanciamento social – medida adotada para controlar a propagação da Covid-19 – potencializou e acelerou a adoção das reuniões e assembleias virtuais nos condomínios.

Este formato, além de trazer mais segurança, também acabou contribuindo para o aumento da participação dos moradores nas reuniões. De acordo com o SíndicoNet, a média de participantes em assembleias presenciais é de 15%, enquanto em uma assembleia virtual, o engajamento pode chegar a até 80%. Isso acontece porque as ferramentas utilizadas proporcionam mais conforto e praticidade aos condôminos.

O problema da opção “virtual”, especialmente para as assembleias, que são atos formais e fundamentais para a gestão legal dos condomínios, se relaciona à falta de legislação específica que valide ou discipline sua realização. Recentemente, o Senado aprovou a PL 5.546/2020 – medida que autorizaria a realização das assembleias por meios eletrônicos de forma permanente. O projeto segue para apreciação na Câmara dos Deputados e, em caso de aprovação, logo em seguida, vai à sanção do presidente da República.

Uma vez superada a questão legal, a assembleia virtual certamente será uma opção para os condomínios, que poderão escolher o formato que melhor lhes convier.

  • Gestão da Limpeza

Essencial para evitar a propagação do vírus e minimizar situações de risco, a gestão da limpeza é um dos pontos que sempre fez a diferença no condomínio.

A pandemia, além de reforçar a necessidade e a importância desses serviços, trouxe aprendizados que devem ser mantidos no pós-pandemia. O coronavírus não é a única ameaça ao bem-estar e a saúde dos moradores, e há outras diversas doenças infecciosas que podem ser evitadas com as rotinas de higiene, limpeza e boa conservação dos equipamentos e áreas comuns.

Por isso, vale destacar que os procedimentos devem ser estabelecidos com clareza para que sejam cumpridos com disciplina.

  • Comunicação

Se antes a comunicação já era essencial, as situações geradas pela pandemia e as restrições e flexibilizações anunciadas a todo tempo, de acordo com a avaliação do agravamento ou não dos casos, somente reforçaram esta questão.

Aspectos como clareza, objetividade, abrangência e velocidade das informações e da comunicação em si, são ainda mais fundamentais para que o síndico consiga conduzir a gestão do condomínio com eficiência e segurança.

Procure meios para estabelecer uma comunicação direta, transparente e respeitosa com a comunidade condominial.

E para você, síndico(a), qual foi a maior lição da pandemia?

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