Recentemente, nós fizemos um artigo sobre Tecnologia na Operação Condominial (link do artigo). Hoje, nós continuaremos falando sobre tecnologia, mas com os olhos voltados para o que ainda está por vir, para o futuro.
O mundo está em constante evolução, e como parte da sociedade, o condomínio também deve acompanhar essas mudanças. Um tema que vem ganhando repercussão ultimamente é o Condomínio Inteligente.
Para quem não está familiarizado com o termo, os condomínios inteligentes são empreendimentos que usam a tecnologia como ferramenta para a otimização de seus processos. Porém, é importante ressaltar que os recursos são utilizados em tudo que está relacionado ao funcionamento do condomínio, desde o controle de acesso até iluminação nas unidades privativas e áreas comuns do edifício.
No geral, o objetivo da construção desses empreendimentos é tornar a rotina menos burocrática e preservar a segurança e o bem-estar de toda comunidade condominial.
Com algumas adaptações, todos os condomínios podem ser inteligentes. Inclusive, já existem recursos no mercado que ajudam a aprimorar as atividades no empreendimento e tornam seu funcionamento mais inteligente.
Confira 4 deles abaixo:
Assembleia Virtual
Mesmo após o fim da pandemia, se a PL (PL 5.546/2020) for aprovada pelos deputados federais, a utilização da Assembleia Virtual nos condomínios será válida. E os motivos para continuar utilizando o sistema são muitos, esses são apenas alguns deles: mais participantes, redução de tempo e gastos, reunião mais objetiva e muito mais.
Identificação biométrica
Essa é uma tecnologia que já está sendo utilizada em diversos ambientes, inclusive nos condomínios. Além de aumentar o nível de segurança no empreendimento, traz mais agilidade para o controle de acesso, pois só terá acesso ao edifício quem estiver cadastrado no sistema.
Portaria Remota
Ainda sobre segurança, a portaria remota vem conquistando seu espaço. O sistema funciona da seguinte forma: um porteiro conectado à guarita, por meios de câmeras e interfone, monitora o condomínio.
Um dos benefícios na utilização do modelo remoto é a segurança de toda comunidade condominial, inclusive do profissional. Isso porque, com a portaria, criminosos serão impossibilitados de ameaçarem o porteiro para entrar no condomínio.
Plataformas de Gestão
Esse com certeza é o mais popular dos citados, os aplicativos e portais de gestão ajudam a controlar os processos no empreendimento com mais eficiência. É um benefício não só para o síndico, mas para os condôminos também. Isso porque, em plataformas como o Portal da Anauate, é possível: tirar a 2° via do boleto, receber notificações sobre encomendas, reservas e ambientes e muito mais.
Recursos sustentáveis
A sustentabilidade está totalmente conectada com esse conceito de condomínio inteligente.
A instalação de sistemas fotovoltaicos para captação da energia solar e utilização dela nas áreas comuns vem ganhando força, e um dos fatores que justificam isso é a economia de até 30% na conta de luz.
Além disso, a sustentabilidade é um tema que influencia na tomada de decisão. Logo, a utilização de recursos sustentáveis traz benefícios para todos.
Por fim, essas são só algumas das ferramentas que ajudam a tornar um condomínio inteligente. Nós ainda falaremos mais sobre esse tema por aqui, não deixe de acompanhar! Você gostou? Compartilhe o artigo com seus amigos e conhecidos.
Oi, isto é um comentário.
Para iniciar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela Comentários no painel.
Os avatares dos comentaristas vêm do Gravatar.